"Descubra um universo sonoro único na Vitrola do ET, onde a música de qualidade se encontra com a literatura refinada. Explore uma eclética seleção de melodias cuidadosamente escolhidas para encantar seus ouvidos, enquanto mergulha em narrativas literárias que alimentam sua mente. De clássicos atemporais a novas descobertas, nossa webrádio oferece uma experiência auditiva sofisticada para os amantes da boa música e da boa leitura. Sintonize-se e deixe-se levar por uma jornada sensorial que transcende os limites da arte. Apreciadores de música e literatura, este é o seu refúgio cultural. Entre no ritmo da inteligência sonora na Vitrola do ET." webradio vitrola do et> webradio vitroladoet google.com, pub-0021444831365345, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Online webradio the best music on planet

NO AR

VITROLA DO ET

vitroladoet.com.br

Brasil

A Literatura na Terra do ET

Um pouco da APESUL

Publicada em 18/12/22 às 11:32h - 135 visualizações

por VITROLA DO ET


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Memorial do ET  (Foto: VITROLA DO ET)

Escritores Varginhenses em Evidência

 

Essa coluna tem o objetivo de relatar fatos, acontecimentos, eventos e os bastidores culturais de Varginha, todo o Sul de Minas e também de outros lugares do mundo, onde a Arte se efetiva.

Na semana passada, conversei com o Profex (Expedito Gonçalves Dias), jornalista e radialista de profissão e atualmente escritor, tendo lançado três livros de poesias que falam sobre os mais diversos temas e foi de muito proveito.

Expedito é o presidente da APESUL – Associação de Poetas e Escritores do Sul de minas e, num bate papo gostoso, ele me explicou como andam as coisas no mundo Literário de Varginha.

A APESUL tem três anos de existência legalizada e reúne quase 100 escritores de Varginha, cidades vizinhas e também de outros estados, como Pará, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Apesul foi um grande sonho de três amigos ( Malu, Lindon e Expedito) que deu certo.

‘Nunca foram feitos tantos lançamentos de livros aqui em Varginha quanto depois do surgimento da Associação, diz Profex.

A participação de escritores em feiras também aumentou muito, pois antes eram feitas de maneira esporádica e individual, mas hoje em dia os escritores se reúnem para representar o município em outras cidades.

Apesar de vários percalços, por conta do poder público, que ainda não abarca certos segmentos da cultura como deveriam, os escritores seguem semeando suas palavras’.

Só esse ano são varias participações em feiras. A FLAVIR – Feira Literária das Águas Virtuosas, de Lambari; setembro próximo a FLIPOÇOS – Feira Literária de Poços de Caldas e em novembro a FLIP – Feira Literária de Parati, essas duas últimas com âmbito internacional.

Expedito enfatiza que as Feiras Literárias são espaços amplos que vão muito além das vendas de livros. Aliás, a venda de livros é muito pequena, mas é um lugar para se comungar das mais diferentes ARTES, pois nem só de literatura são feitas essas feiras.

Ainda precisamos percorrer um caminho muito grande e fazer as políticas públicas mudarem sua mentalidade em relação à Cultura.

Não existe cultura sem arte e a arte se faz com pessoas.

A arte é responsável por inserir o indivíduo dentro da sociedade de maneira saudável, dinâmica e abrangente.

É preciso que fique claro que não há um segmento artístico melhor do que o outro.

Arte e poder público são vias de mão dupla, em que cada um precisa saber e fazer acontecer a sua contrapartida, mas a Associação dos escritores vem caminhando, para alcançar seu espaço com mais visibilidade dentro da cidade.

Para terminar, o presidente da APESUL disse que ele e todos os escritores aguardam ansiosos pela FLIV – Feira Literária de Varginha que, segundo informações, ainda não oficiais, deverá acontecer em abril/23. Vi que ele e todo os demais escritores aguardam ansiosos por isso.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

(35) 88471040 - LIGUE E PARTICIPE

(35)988471040

Visitas: 361760
Usuários Online: 113
Copyright (c) 2024 - VITROLA DO ET - Esta Rádio é do Outro Mundo!